Duração: 16h

PARTE I: Panorama internacional: Problemática histórica e as mobilizações internacionais e nacionais relacionados ao tema.

PARTE II: O papel do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) no desenvolvimento de abordagens metodológicas e suporte às partes interessadas.

PARTE III: ABNT NBR ISO 14064:2015 – Objetivos, diretrizes, metodologias, processo de monitoramento, relato e verificação.

PARTE IV: Razões para fazer o inventário corporativo – Motivações para estimar as emissões de GEE.

PARTE V: Programa Brasileiro (GHG Protocol) – Visão geral; objetivos de cooperação, registro público de emissões; política de qualificação de inventários; metodologias; e benchmarking.

PARTE VI: Método utilizado no GHG protocol (baseline) – Princípios e requisitos para planejar, desenvolver, gerenciar e relatar os inventários de GEE; determinar os limites e fontes de GEE; quantificar emissões de GEE; ações e diretrizes para aperfeiçoar o gerenciamento; monitoramento, qualificação e relato do resultado do projeto; definição da base dos projetos GEE para validação e verificação.

PARTE VII: ABNT NBR ISO 14064-3:2015 – Diretrizes para o processo relacionado à verificação e validação dos aspectos relativos aos GEE abordando; o planejamento da validação e verificação; os procedimentos de avaliação; avaliação de declaração dos GEE da organização ou de projetos.

PARTE VIII: O método utilizado no GHG protocol (cenário ex-post) – Análise e seleção das opções de mitigação; elaboração de cenários prospectivos; estimativa da mitigação; seleção de indicadores; análise dos indicadores.

PARTE IX: Estudo de Caso – Cálculo da linha de base (baseline).

Mais informações:

cursos@ibts.eco.br / (21) 99430-6407