Sistemas de Propulsão Eficiente

No contexto da Iniciativa Alemã para Tecnologias Limpas (DKTI), o Governo Alemão incumbiu a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) de implementar o projeto “Sistemas de Propulsão Eficiente”. O objetivo do projeto é que em 2020: “estejam criados os pré-requisitos para um uso amplo e efetivo de sistemas de propulsão eficientes em energia”.

Nesse contexto, o presente projeto engloba o desenvolvimento de um estudo que subsidie a discussão sobre possíveis regras diferenciadas para o financiamento de ônibus híbridos e elétricos no Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota). Trata-se de uma linha de crédito operada pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), que se destina a financiar a renovação ou ampliação das frotas de ônibus para empresas que detêm concessão ou permissão de serviços de transporte urbano.

Estudo da Composição dos Custos Logísticos e seus Impactos na Indústria Nacional

Em desenvolvimento desde outubro de 2018, este projeto em andamento, desenvolvido em parceria com a FGV Projetos e tendo como cliente a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como objetivo mapear os principais custos logísticos e seus impactos na indústria nacional. Fazem parte do escopo deste projeto as seguintes atividades: (1) Estudo da composição dos custos logísticos e seus impactos na indústria nacional; (2) Pesquisa qualitativa para identificação dos principais entraves logísticos não associados à infraestrutura; (3) Análise de alternativas inovadoras e políticas de incentivo à inovação no setor de logística; (4) Proposição de políticas públicas para dinamizar o setor de logística e reduzir o custo da indústria.

Normas e Regulamentos para a Mobilidade Elétrica

No contexto da Iniciativa Alemã para Tecnologias Limpas (DKTI), o Governo Alemão incumbiu a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) de implementar o projeto “Sistemas de Propulsão Eficiente”. O objetivo do projeto é que em 2020: “estejam criados os pré-requisitos para um uso amplo e efetivo de sistemas de propulsão eficientes em energia”.

Nesse contexto, o presente projeto visa desenvolver uma proposta de normatização e regulamentação (N&R) para a mobilidade elétrica no enquadramento do Brasil. Especificamente, pretende-se analisar o panorama e a perspectiva da mobilidade elétrica no cenário nacional e internacional. A partir dessa análise, são selecionados cinco países-modelo para obtenção do histórico de elaboração de N&R, identificando as melhores práticas que podem ser aplicadas e adaptadas à realidade brasileira. Concomitantemente, analisa-se o conteúdo do material levantado durante as oficinas realizadas pelo PROMOB-e | Mobilidade Elétrica e Propulsão Eficiente para a elaboração da proposta de N&R para a mobilidade elétrica no Brasil.