1. Introdução

Próximas turmas:

Turma 01
Dias 12 e 14/maio, de 09h30 às 13h30

Turma 02
Dias 18 e 20/maio, de 18h30 às 22h30

Inscreva-se

Há uma falsa ideia que sustentabilidade concorre com eficiência operacional nas cadeias de abastecimento, aumentando custos, burocratizando processos, aumentando as exigências. A sociedade como um todo – cidadãos, empresas, governos, instituições – vem evoluindo para uma visão ampliada de desafios, impactos e resultados, incluindo variáveis além de custo e rentabilidade, como: emissões, resíduos, matriz e consumo energéticos, consumo de água etc.

O objetivo deste curso é apresentar e debater uma nova forma de estruturar operações logísticas, garantindo não apenas eficiência operacional, mas também processos mais sustentáveis. É na soma de expertises que está a ponte para alcançar este novo equilíbrio.

Como será o curso?

2. O curso

Conceitos embasados, metodologias de avaliação, casos reais nacionais e internacionais, análises para diferentes realidades e segmentos. Exercícios em grupo (em aula e entre aulas) e debates em plenária. O desenvolvimento do curso visa combinar profundidade teórica e aplicação prática, com muita interação entre alunos e professores-facilitadores.

Duração: 8h de curso online ao vivo, divididos em 2 encontros de 4h, realizados coma presença de 2 professores-facilitadores (SCAMBO e IBTS), conectados com a turma via ferramenta ZOOM®.

Turmas: no máximo 40 alunos, garantindo interação, networking, trabalhos em grupo e discussões em plenária. Haverá trabalho em grupo a desenvolver e entregar entre as aulas 1 e 2.

Certificado: alunos que participarem das 8h de curso e entregarem todos os trabalhos propostos, receberão certificado digital personalizado emitido pelo IBTS.

Agenda detalhada:

Dia 01

  • Crescente importância da sustentabilidade nas cadeias de suprimento: redução de impactos, exigência de mercado (clientes, consumidores), uso de recursos naturais, responsabilidade social corporativa, custo Brasil e impactos na produtividade/competitividade;
  • Discussão de conceitos de logística: cadeia de suprimento e seus componentes, conexão entre elos, modos e alternativas de transporte, estoque x armazenagem, ciclo de pedido;
  • Discussão de conceitos de sustentabilidade: tipos/formas de impactos ambientais, fontes de energia, o tripé da sustentabilidade (‘triple bottom line’), sustentabilidade em logística, poluentes, geração de resíduos;
  • Combinando eficiência operacional e sustentabilidade: o caminho da logística clássica à logística sustentável, desempenho logístico e sustentabilidade.

Dia 02

  • Análise do conceito de custo de servir ampliado: eficiência com sustentabilidade, avaliação de impactos para empresa e para sociedade;
  • Componentes do custo total de atendimento: custos diretos e indiretos, impacto em nível de serviço, principais alavancas de gestão;
  • Alternativas para construção de uma logística sustentável: eficiência com sustentabilidade, medição de impactos e benefícios, investimento vs retorno;
  • Componentes e critérios para avaliação de desempenho em sustentabilidade: análise de pontos de vista, construindo avaliação desde aspectos até métricas e metas, entendimento de eficiência (custo) e eficácia (resultados) com efetividade (impacto);
  • Metodologia ASIF: Activity (atividade), Structure (infra-estrutura), Intensity (intensidade), Fuel (combustível)Outras ferramentas para avaliação de desempenho;.

3. Público-alvo

  • Líderes e gestores com foco em projetos de eficiência e sustentabilidade em cadeias de suprimento;
  • Especialistas, analistas e coordenadores logísticos e de sustentabilidade;
  • Profissionais buscando aprofundar conhecimento e ampliar gama de referências técnicas no tema de forma profunda e multi-disciplinar.

4. Professores-facilitadores

Numa ação inédita, a SCAMBO Consultoria (scamboconsultoria.com.br) está se unindo a centros de excelência em pesquisa e ensino em operações logísticas para combinar conhecimentos e experiências executivas e acadêmicas, construindo cursos com denso conteúdo e foco em aplicação prática. Queremos quebrar a barreira entre teoria e prática, sabendo que é na soma, e não na separação, que está a força. A 1ª parceria está firmada com IBTS – Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável.

Cada turma contará sempre com dois professores-facilitadores durante todo o curso, sendo um indicado pela SCAMBO Consultoria e outro indicado pelo IBTS.

Para este 1º curso, pré-selecionamos os seguintes professores-facilitadores, a serem alocados confirme agenda.

IBTS

Marcio D’Agosto: Engenheiro (IME), mestre (IME) e doutor (COPPE/UFRJ) em engenharia de transportes. +30 anos de experiência em gestão de cadeia de suprimentos e mobilidade. Empresas nacionais (Ipiranga/Minasgás S.A.) e multinacionais (SHV Energy/Coca Cola). Foi Diretor de Planejamento de Transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU/Prefeitura do Rio de Janeiro). Professor Associado da COPPE/UFRJ no Programa de Engenharia de Transportes, Pesquisador 1A do CNPq (top 10), pesquisador-líder em cadeia de suprimento sustentável da rede SCALE Latin America (CTL MIT/USA). Coordenador Técnico do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).

Lino Marujo: engenheiro (UFF), certificado BSCM (APICS), mestrado em Tecnologia e Operações (CEFET/RJ), doutorado em Logística Naval (COPPE/UFRJ) e pós-doutorado em Logística e Transportes (MIT/USA). Professor de Logística e Simulação no Programa de Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Suas áreas de pesquisa incluem cadeias de suprimentos sustentáveis, economia circular e compartilhada, logística urbana e reversa, big data em logística. +25 anos na área de logística e gestão da cadeia de suprimentos, em empresas como Votorantim, CSN, Vale e SEBRAE e instituições acadêmicas. Fundador do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) e líder da research track em sustentabilidade de cadeias de suprimentos do SCALE MIT/USA.

SCAMBO

Paulo Oliveira: Engenheiro (USP), especializado em Administração (FGV) e em Logística (ILOS). +20 anos de experiência em gestão de cadeia de suprimentos, empresas nacionais (Abril, Sadia/BRF) e multinacionais (Danone, Souza Cruz). Professor MBA FGV, pesquisador Centro de Logística FGV, consultor Banco Mundial (Logística Urbana).

Eduardo Magalhães: Engenheiro (PUC/RJ), especializado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Tecnologia da Informação e em Logística. +35 anos de experiência em T.I., revisão de processos e gestão de cadeia de suprimentos dentro Grupo BAT (British American Tobacco), no Brasil, Canadá e África do Sul. Professor no MBA da FGV. Coordenador e co-autor do livro “Gestão da Cadeia de Suprimentos”.