Trajetória de descarbonização do setor de transportes
Apoiar, por meio de consultoria de profissional extremamente qualificado, o Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar do Itaú S.A. com recomendações técnicas e estratégicas com o objetivo de estabelecer uma meta de redução de emissões para o setor de transporte.
Sistemas de Propulsão Eficiente
No contexto da Iniciativa Alemã para Tecnologias Limpas (DKTI), o Governo Alemão incumbiu a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) de implementar o projeto “Sistemas de Propulsão Eficiente”. O objetivo do projeto é que em 2020: “estejam criados os pré-requisitos para um uso amplo e efetivo de sistemas de propulsão eficientes em energia”.
Nesse contexto, o presente projeto engloba o desenvolvimento de um estudo que subsidie a discussão sobre possíveis regras diferenciadas para o financiamento de ônibus híbridos e elétricos no Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota). Trata-se de uma linha de crédito operada pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), que se destina a financiar a renovação ou ampliação das frotas de ônibus para empresas que detêm concessão ou permissão de serviços de transporte urbano.
Estudo da Composição dos Custos Logísticos e seus Impactos na Indústria Nacional
Em desenvolvimento desde outubro de 2018, este projeto em andamento, desenvolvido em parceria com a FGV Projetos e tendo como cliente a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como objetivo mapear os principais custos logísticos e seus impactos na indústria nacional. Fazem parte do escopo deste projeto as seguintes atividades: (1) Estudo da composição dos custos logísticos e seus impactos na indústria nacional; (2) Pesquisa qualitativa para identificação dos principais entraves logísticos não associados à infraestrutura; (3) Análise de alternativas inovadoras e políticas de incentivo à inovação no setor de logística; (4) Proposição de políticas públicas para dinamizar o setor de logística e reduzir o custo da indústria.
Normas e Regulamentos para a Mobilidade Elétrica
No contexto da Iniciativa Alemã para Tecnologias Limpas (DKTI), o Governo Alemão incumbiu a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) de implementar o projeto “Sistemas de Propulsão Eficiente”. O objetivo do projeto é que em 2020: “estejam criados os pré-requisitos para um uso amplo e efetivo de sistemas de propulsão eficientes em energia”.
Nesse contexto, o presente projeto visa desenvolver uma proposta de normatização e regulamentação (N&R) para a mobilidade elétrica no enquadramento do Brasil. Especificamente, pretende-se analisar o panorama e a perspectiva da mobilidade elétrica no cenário nacional e internacional. A partir dessa análise, são selecionados cinco países-modelo para obtenção do histórico de elaboração de N&R, identificando as melhores práticas que podem ser aplicadas e adaptadas à realidade brasileira. Concomitantemente, analisa-se o conteúdo do material levantado durante as oficinas realizadas pelo PROMOB-e | Mobilidade Elétrica e Propulsão Eficiente para a elaboração da proposta de N&R para a mobilidade elétrica no Brasil.
Projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU)
Ao longo de oito meses de trabalho, a equipe do IBTS foi a responsável pela realização do Componente 1 (Disponibilização de instrumentos para a avaliação dos potenciais de eficiência energética e para o acompanhamento das ações relevantes no domínio da mobilidade urbana) do projeto de cooperação técnica intitulado “Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU)” desenvolvido em parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação Internacional e o Ministério das Cidades e cujo objetivo foi aprimorar condições institucionais e técnicas no setor de mobilidade urbana no país, que possibilitem o aumento da eficiência energética e, por conseguinte, a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio de ações da gestão da mobilidade urbana.
Projeto Caderno Técnico de Referência Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU)
Ao longo de quatro meses de trabalho, a equipe do IBTS foi a responsável pelo desenvolvimento de um Caderno Técnico de Referência (CTR) para a difusão do conhecimento estabelecido por meio da implementação da Componente 1 do Projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana. O projeto, desenvolvido em parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação Internacional e o Ministério das Cidades, envolveu produtos que consideram a elaboração do CTR, o acompanhamento da sua produção e o treinamento de profissionais para seu entendimento e uso.
Projeto Capacitação em métodos de Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU)
Ao longo de um mês de trabalho a equipe do IBTS desenvolveu um programa de treinamento em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação Internacional para a capacitação de corpo técnico atuante em prefeituras, regiões metropolitanas ou administrações estaduais e cuja aplicação se deu na região metropolitana de Florianópolis quanto aos conceitos relacionados a Componente 1 do Projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana e ao conteúdo do CTR.
Projeto Mobilidade Elétrica e Híbrida
Este projeto desenvolvido em parceria com a FGV Projetos e tendo como cliente a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), teve como objetivo a construção de cenários prospectivos futuros para demanda de veículos leves (automóveis) ou pesados (ônibus) equipados com sistema de propulsão elétricos e híbridos, bem como a análise das externalidades geradas por estes cenários. Faz parte do seu escopo: (1) Avaliação dos cenários desenvolvidos por países de referência para a eletromobilidade; (2) Identificação das premissas utilizadas nos estudos internacionais de referência; (3) Análise do tema no Brasil, incluindo legislação e incentivos; (4) Construção dos cenários prospectivos com aplicação de metodologia para quantificar a demanda para veículos leves e pesados; (5) Identificação de externalidades positivas, como por exemplo: (a) eficiência energética; (b) nível de emissões de GEE; (c) economia em dispêndios com saúde; (d) economias com custos de manutenção veicular e (6) Estimação do impacto sobre o setor de autopeças, considerando que o número de componentes do veículo elétrico é substantivamente inferior ao dos veículos de propulsão a combustível fóssil.
Projetos na Área de Transporte Público Urbano
Trata-se de um conjunto de projetos que buscam avaliar as condições operacionais do transporte público urbano por ônibus, avaliando as formas de concessão dos serviços e o impacto na tarifa, em particular com a introdução de veículos que utilizam combustíveis alternativos e/ou equipados com sistema de propulsão alternativo, como híbridos e elétricos. Estes projetos são desenvolvidos para os consórcios, empresas, sindicatos que atuam nos municípios e nas regiões metropolitanas e para as prefeituras. Os estudos mais recentes foram desenvolvidos para a RioÔnibus (Rio de Janeiro), Empresa Operadora em Guapimirim (Rio de Janeiro), Consórcio Operador e Prefeitura de Teresina (Teresina), Sindicato das Empresas que atual em Niterói e São Gonçalo (Rio de Janeiro).